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5 tendências de mídias sociais para 2017

Fonte: PEGN - Data: 21/02/2017

Diversificação de canais, novos formatos de distribuição de conteúdo e ações com influenciadores digitais. Estes foram alguns dos destaques do último relatório de tendências de mídias sociais produzidos pela Kantar IBOPE Media. Baseado em dados globais, a pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira (dia 25), durante o evento Digital Insights, no Rio de Janeiro. Veja abaixo os principais pontos abordados pelo estudo.

1- Além do social
Na tentativa de reter uma audiência cada vez mais dispersa, grandes plataformas de mídia social vêm intensificando suas estratégias de ampliação de canais e áreas de atuação. Inicialmente observado em aquisições de startups de áreas complementares, o movimento ficou mais evidente com a criação de soluções proprietárias pelas empresas do setor, como o Spectacles, óculos inteligente do Snapchat, e o Workplace, plataforma corporativa do Facebook.

2 - Realidade virtual
Impulsionada pelo sucesso de games como Ingress e Pokemón Go, as tecnologias de realidade virtual começaram a se popularizar entre empresas e consumidores finais. Entre as principais apostas para consolidar a tendência, estão os óculos que oferecem experiências imersivas, como Oculus Rift, do Facebook, e o Gear VR, da Samsung. O desafio: criar dispositivos menores, acessíveis e que se integrem de maneira espontânea à rotina dos usuários.

3 - Redistribuição de conteúdo
Compartilhar massivamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas está se tornando uma prática obsoleta entre marcas e veículos de mídia. No lugar dessa estratégia, aparece a promoção de narrativas específicas para diferentes canais. Criar conteúdo exclusivo e original para cada plataforma (como perfis em redes sociais, jogos para celulares e aplicativos de notícias) deve se tornar algo cada vez mais importante para engajar a audiência.

4 - Chatbots humanizados
Em 2016, os chatbots de atendimento despontaram como uma das principais ferramentas de inteligência artificial. Passada a fase de consolidação inicial, a tendência é que comecem a surgir soluções com abordagens mais equilibradas entre automação e contato humano. Esse movimento deve se tornar particularmente forte em áreas ligadas ao chamado Dark Social, nome dado às interações que ocorrem fora do radar de sistemas de análise de métricas (como e-mails e chats privados).

5 - Economia da reputação
A ascensão dos influenciadores digitais trouxe à tona uma indústria movida por influência e reputação em redes sociais. A valorização desses formadores de opinião resultou no surgimento de inúmeros modelos de negócio baseados na monetização de sua representatividade em ambientes digitais. A tendência também pode ser observada na formação de uma nova cadeia de negócios, formada por consultorias, startups e agências especializadas no setor.

O estudo completo pode ser baixado na página da Kantar IBOPE Media



O que falam sobre nós:

Coletamos o depoimento de nossos principais clientes,
que confiam em nosso serviço e atestam nossa capacidade técnica.

  • Andreia
    Diretora Executiva
    Prezunic

    A Spectranet foi fundamental no sucesso de nossa trajetória. Gerenciou com muita qualidade nosso portal e demais sistemas internos.

  • Carolina
    Pesquisadora
    UFRJ

    A Spectranet ajudou muito ao assumir o processo de gerencia eletrônica dos documentos te toda a pesquisa realizada com milhares de familiares nos municípios do Brasil.

  • Paulo Sérgio
    Coordenador de TI
    Petrobras

    Foi um caso de sucesso que durou mais de 10 anos resultando em uma centena de ambientes gerenciados pelo SPIC.

  • Mariana
    Analista de EAD
    Firjan

    Os cursos online desenvolvidos pela Spectranet foram muito bem aceitos por todos os alunos em vários estados.

  • Paulo César
    Astrônomo
    Planetário da Gávea

    Foi um sucesso o desenvolvimento dos jogos online, realizado pela Spectranet, aplicados na campanha de orientação das crianças sob o Universo.

  • Bruno
    Analista de Sistemas
    Prefeitura do Rio

    A solução funcionou muito bem dentro do portal e atingiu o nosso objetivo de auxiliar o internauta a navegar pelo mapa multimídia da Cidade do Rio.

  • Annette
    Assessora de Comunicação
    Câmara Municipal do RJ

    A spectranet implantou o xclipping e revolucionou nossa vida. Todos os assessores e veradores acessam diariamente a plataforma via celular.

  • Jacy Miranda
    Coordenador de Marketing
    ADRIO – Comperj

    Foi muito positiva a atuação da Spectranet na condução de todo o processo de criação do portal na internet e na análise da mídia.